Casa térrea ou sobrado? Como decidir?

Você já tem um terreno e planeja construir uma casa. É hora do projeto e devem ter muitas dúvidas na cabeça.  Os gostos pessoais e o orçamento disponível  definem os detalhes da obra. Os materiais e acabamentos que serão utilizados, o tamanho do imóvel, a quantidade de cômodos e também se será uma casa térrea ou um sobrado.  Mas para alguns a decisão por um tipo de construção ou outra ainda gera muitas dúvidas com respeito a suas vantagens e desvantagens. Trago uma reflexão sobre os dois tipos de construção para ajudar em sua decisão.

Sobrado x Casa Térrea

Arquiteta Cristhiane Gonçalves 
Os sobrados são imponentes e apresentam muitas possibilidades estéticas. Resultam em construções bastante atraentes. São desenvolvidos em dois ou mais pavimentos. Normalmente as áreas sociais ficam posicionadas no piso inferior, e as áreas íntimas, como quartos nos pisos superiores.
Arquiteta Cristhiane Gonçalves
Hoje em dia,  a arquitetura oferece inúmeras possibilidades para o mundo da construção. Tanto o sobrado, quanto a casa térrea podem assumir design diferenciado e moderno. O estilo da casa não é determinado pelo número de pavimentos. A casa térrea costuma ser escolhida quando a área construída é menor ou o terreno é grande o suficiente para comportar todo o programa em um só pavimento. O ponto principal da casa térrea é o fato de não ser necessário a utilização de escadas, fato muito atraente para famílias com crianças ou idosos.

Vantagens e desvantagens das casas térreas

Arquiteta Cristhiane Gonçalves
  • É uma obra mais rápida e econômica. O método construtivo pode ser mais simples e a estrutura também.
  • Os telhados podem valorizar muito a estética, pelo fato de estarem mais visíveis na altura dos olhos.
  • Pode ser mais funcional, pois fica tudo mais próximo e mais fácil de acessar no dia-a-dia.
  • Os ambientes podem ser integrados, facilitando assim, a escolha da decoração e materiais de acabamento. Os ambientes ficam mais fluidos.
  • Por não necessitar de escadas, é mais prática e segura especialmente para crianças, idosos e portadores de necessidades especiais. 
  • É mais versátil na hora de escolher e reposicionar os móveis. Para quem gosta de variar, os móveis podem ser movidos com facilidade, pois não há o obstáculo da escada, e o conjunto pode ser harmônico com a utilização do mesmo estilo nos diversos espaços. 
  • Por outro lado, o tamanho do terreno é um fator limitante. De acordo com o terreno e a legislação local, a área pode não ser suficiente.
  • Neste tipo de obra, o telhado consome uma fatia considerável do orçamento.
  • Deve-se ter um extremo cuidado com as condições térmicas. O fato de o telhado estar posicionado diretamente sobre a área total da casa, pode gerar superaquecimento. A escolha do tipo e material do telhado deve ser cuidadosa. Para evitar uma casa muito quente é recomendável ventilação cruzada e ampla. 
    Arquiteta Cristhiane Gonçalves

    Arquiteta Cristhiane Gonçalves

Vantagens e desvantagens do Sobrado

Arquiteta Cristhiane Gonçalves

  • O telhado representa uma boa economia, pois irá cobrir apenas uma parcela da obra. Além disto podem ser utilizadas lajes transitáveis, como terraços. 
  • São imponentes e a fachada pode ser valorizada, dando a impressão de maior áres e volume.
  • O fato de ser mais alto, favorece a ventilação e circulação de ar, especialmente se as aberturas estiverem em lados opostos e forem de dimensões adequadas.
  • A área social fica mais afastada da área íntima, dando mais privacidade aos dormitórios e evitando a propagação de ruídos.
  • O terrenos é mais bem aproveitado, podendo ser desenvolvido em lotes menores ou deixando mais área disponível para áreas de piscina, jardins, canto gourmet, por exemplo.
  • O maior obstáculo aqui é a escada. Pode ser desconfortável no dia-a-dia e se tornar intransponível para pessoas com necessidades especiais ou idosos. A solução é deixar um ou dois quartos no pavimento térreo. Existem equipamento como elevadores residenciais e cadeiras elevadoras, mas o custo e a manutenção ainda é bastante significativo.
  • O custo da estrutura pode representar um custo mais alto. A estrutura é mais reforçada e requer maior investimento com materiais e mão de obra.
  • O tempo de construção pode ser mais extenso devido à maior complexidade.
  • A manutenção diária, como faxina e limpeza também é dificultada, assim como manutenções periódicas da edificação.
Arquiteta Cristhiane Gonçalves
Enfim, qualquer que seja o seu sonho, leve em consideração os pontos mencionados. à partir do seu gosto pessoal e das suas necessidades, sua escolha será direcionada. A economia feita no telhado da casa de dois pavimentos pode ser equivalente ao acréscimo de gasto na estrutura. O tamanho do terreno em relação à área construída pretendida é fator determinante. A consulta a um profissional habilitado pode te ajudar na escolha final.





Comentários

Postagens mais visitadas